17/11/2020
Por que usar máscaras descartáveis?

Devido a alta demanda, as máscaras, principalmente as descartáveis à disposição no mercado, praticamente sumiram das prateleiras em 2020. E as indústrias produtoras passaram a fabricar o material em tempo recorde, sob encomenda e aumentando a produção para suprir a procura.
Porém, procurando por acessibilidade a população passou a fabricar máscaras de tecido. O problema deste novo modelo de proteção é a baixa filtragem de microrganismos e a não prevenção em ambientes com presença de aerossóis.
Mais recentemente, o Conselho Consultivo de Saúde da França (Haute Conseil de la Santé Publique HCPS) alterou sua recomendação ao uso de máscaras de tecido ao público, alegando que estas não garantem a filtragem suficiente do ar. A decisão foi tomada após análise das novas variantes do vírus SARS-CoV-2.
"Máscaras de categoria 2 ou máscaras de tecido filtram apenas 70%, enquanto as categorias 1, como máscaras cirúrgicas, vão até 90%. Como a variante é mais transmissível, faz sentido usar máscaras com maior poder de filtragem”, explicou Daniel Camus, do Institut Pasteur de Lille, que faz parte do HCSP. O Governo Brasileiro ainda não se pronunciou a respeito.
Desvantagens da máscara de tecido
- Podem aumentar a proliferação de microrganismos no tecido, pois são feitas em material orgânico;
- Precisam ser bem higienizadas para manterem um teor de proteção;
- Os espaços entre as fibras de tecido entrelaçadas são maiores que as de tecido TNT sintético específico para este fim;
- Tecidos comuns não são projetados para realizar filtragem de partículas sólidas, nem partículas microbacterianas;
- Não são certificadas pela ANVISA;
- Não são produzidas em material antibacteriano;
- Não são testadas em laboratório para garantir seu potencial de filtragem.
Apesar das desvantagens, este modelo se popularizou devido a acessibilidade, maior disponibilidade no mercado e baixo custo. O potencial de proteção de uma máscara de tecido comum que possui em média 2 a 3 camadas de tecido sem material filtrante, é baixo (EFB de até 70%), e previne apenas o contato com gotículas de saliva ou contato com fluidos contaminantes que possam acessar as vias respiratórias.
Em contrapartida, as máscaras descartáveis foram projetadas para evitar a contaminação em ambientes patogênicos e por isso seus fatores de proteção e filtragem são maiores.
Confira a seguir as vantagens deste produto:
Vantagens das máscaras descartáveis
- Feita com material filtrante de partículas menores que tecidos comuns;
- Possui um clipe nasal que permite adequação à região do nariz, facilitando a vedação semi facial;
- Possui a quantidade correta de camadas de proteção;
- Possui espessura correta para garantir a filtragem;
- É feita com material filtrante e tecido antibacteriano;
- Tem capacidade de filtragem de partículas superior a 90% (EFB> 90%).
Depois de entender as necessidades do uso das máscaras descartáveis, você já pode adquiri-las conferindo nosso catálogo de produtos. Previna-se!
Outras categorias