Utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
26/02/2021

O que são máscaras N95?

A OMS recomenda a utilização dessa máscara para proteção contra Covid-19, devido a sua tripla camada de proteção reforçada que barra a entrada e saída de microrganismos garantindo proteção total contra o Coronavírus. Este modelo é considerado mais eficaz para proteção contra o Coronavírus.


O que significa N95?

Trata-se de um respirador (máscara) descartável com eficiência de 95% de filtragem, tanto para partículas sólidas e líquidas, como poeiras, água, óleo, sedimentos e outras substâncias, quanto para organismos de caráter viral e bacteriológico. Sendo essas partículas maiores que 0,3 µm (micrômetros). 

A sigla significa N- NIOSH (Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacionais dos EUA) - órgão que aprovou a comercialização e testagem das máscaras para 95% de filtragem atestada para resistência contra fluídos, partículas e microorganismos. 


Quais as características do respirador N95?

4 camadas de proteção, as camadas de proteção podem variar de acordo com o fabricante, porém o importante é a vedação completa no rosto e qualidade dos tecidos de filtragem utilizados. A Life Protect trabalha com a melhor qualidade de filtros do mercado para garantir a segurança de seus consumidores, e sua máscara N95 pode ser reutilizada por até 5 dias conforme recomendado pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças). Exceto em casos onde a máscara seja danificada, suja, esteja úmida ou perca a capacidade de vedação esta precisa ser trocada imediatamente.  


Respirador N95 Cirúrgico

É indicado para cirurgias devido sua vedação total e quando há procedimento com aerossóis. Este tipo de procedimento envolve a suspensão de partículas líquidas ou sólidas no ar, incluindo microrganismos como o da Covid-19. Em outros casos de cirurgias, que não envolvam aerossóis, a máscara descartável comum com camada Tripla também pode oferecer proteção suficiente aos profissionais da saúde.  
 


Respirador N95 Industrial

Este modelo de máscara é utilizado como EPI (Equipamento de Proteção Individual) para áreas industriais e fábricas. Passam tanto por testes de aplicação cirúrgicos quanto de resistência a outras partículas suspensas no ar, que podem alterar tanto sua taxa de vedação, quanto vazão. 

Os modelos industriais levam em consideração principalmente a vedação facial, já que a inalação de algumas substâncias pode ser prejudicial à saúde. Antes da pandemia por Covid-19 este modelo era o único centrado na vedação facial completa, porém, essa característica tem se expandido na linha de máscaras PFF2.

Todos os testes realizados nestes equipamentos são avaliados pela OSHA (Administração de Segurança e Saúde Ocupacionais dos EUA), organização que demanda o teste de encaixe do equipamento aos usuários. 


Funções do N95

Em geral é utilizado na vedação do nariz e da boca do usuário, prevenindo-o de contaminação por secreções ou partículas suspensas no ar. Possui um mecanismo de filtragem do ar que conta com EFB superior a 95%, o que significa que a filtragem de partículas e bactérias é de alta resistência. Este modelo é recomendado tanto para proteção das mucosas contra aerossóis de agentes biológicos - microrganismos, bactérias e vírus- quanto partículas suspensas no ar como produtos químicos, fluidos corporais, entre outros.   

Este modelo é o mais indicado para proteção e segurança contra o Coronavírus.