Utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
26/02/2021

Máscaras PFF2/N95 e sua proteção contra Covid-19

As máscaras PFF2 atestadas pelos laboratórios brasileiros e pela ABNT, assim como, a máscara N95 atestada pela NIOSH do governo norte-americano, são consideradas os melhores modelos com filtragem anti-contaminação pelo Coronavírus. Ambas possuem o mesmo teor de proteção de partículas bacterianas EFB> 95%.   

Este modelo é geralmente indicado para profissionais na área da saúde que atuam diretamente com pacientes contaminados e em ambientes patogênicos. Devido à sua quantidade de camadas, fabricação em tecido antibacteriano e a presença de material filtrante, a PFF2 tem sido altamente procurada. 

Conheça as vantagens que a PFF2 oferece e como funciona a sua filtragem contra o vírus da Covid-19. 


Proteção contra aerossóis

Aerossóis são partículas de 0,5 μm de tamanho que ficam suspensas no ar. Mesmo que os microrganismos (incluindo o Coronavírus) sejam transmitidos por gotículas de saliva, em ambientes altamente contaminados eles podem estar suspensos no ambiente. O alto teor de filtragem da PFF2 e a utilização de tecidos específicos impedem a contaminação por aerossóis.  

A vedação semifacial completa das vias respiratórias e a quantidade de camadas de tecido de proteção são elaboradas para impedir totalmente que haja contaminação, desde que utilizada de maneira adequada. 

As máscaras PFF2 são utilizadas como EPI de profissionais da indústria e da área da saúde, e por isso, geralmente ocorre um treinamento sobre a utilização correta deste respirador para prevenir a contaminação por aerossóis.
 


Alta capacidade de filtragem


A capacidade de filtragem deste respirador é superior às demais máscaras encontradas no mercado (EFB > 95%). Ele conta com 4 camadas de proteção, sendo uma delas material filtrante com fibras entrelaçadas para impedir a passagem de microorganismos. 

A gramatura deste material filtrante de 65g/m², é o diferencial de proteção que a torna eficiente em proteção em relação às demais máscaras. As demais camadas previnem ainda a propagação e o contato de partículas de fluidos  entre pessoas, e a passagem do vírus entre as fibras do tecido.
 


Fabricação específica para evitar contaminação

As máscaras PFF2 são fabricadas em material sintético em TNT específico que previne a proliferação de microorganismos na região da máscara. Além disso, as camadas são compostas por material antiviral e antibacteriano que não permitem o contágio por microrganismos. 

O tecido da máscara possui fibras entrelaçadas com espaços muito menores que os tecidos comuns, que permitem a troca gasosa mas não a passagem de partículas menores que 0,5μm. Todas as camadas são compostas por tecido hidrofóbico (repelente a água) que previnem a umidade e contaminação por gotículas de fluidos corporais ou aéreos.

A costura por solda térmica mantém toda a vedação da máscara com um único material e não permite que a presença de espaços maiores como os proporcionados pela costura com linha comum sejam abertos ou que haja possibilidade de contaminação. 


Conclusão

Este modelo de máscara é descartável, e com proteção antimicrobiana, porém, devido a alta procura na prevenção à Covid-19, a Anvisa considerou segura sua reutilização por até 5 dias. Desde que sejam preservados os estados de conservação originais do tecido, ou seja, sem a presença de rasgos, sujeira ou umidade. 

As máscaras PFF2 são voltadas para profissionais da área da saúde que atuem em ambientes contaminados, porém seu uso é liberado para toda a população devido ao alto teor de filtragem, utiliza-la é o melhor método de proteção contra a Covid-19, apesar das máscaras descartáveis comuns também manterem sua eficiência. 

Quer adquirir equipamentos de proteção eficientes contra o Coronavírus? Conheça nossa linha de produtos ou fale com a gente!