Utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
06/05/2021

Confira 5 cuidados com a máscara descartável

A rotina de muitos brasileiros e de pessoas de outros países mudou completamente devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). O uso de máscara descartável ou de tecido se tornou obrigatório, pois é uma forma de proteger contra o contágio do agente infeccioso, além das demais medidas de biossegurança como a utilização de álcool em gel, por exemplo.

A própria Organização Mundial da Saúde recomendou o uso da máscara (descartável ou lavável) para prevenção ao vírus, tornando-se uma obrigatoriedade em diversas regiões do mundo, sobretudo em países em que há maiores índices de contaminação e mortes pela doença.

Neste artigo, você vai conferir os cuidados necessários que deve ter com o equipamento de proteção individual. Confira!


1. Utilize a máscara descartável no rosto

A forma correta de se utilizar a máscara descartável é no rosto. Ela deve ficar adaptada ao formato da face sem que tenha abertura nas laterais, já que o vírus pode penetrar por essas brechas provocando um risco maior de contaminação do indivíduo saudável. Nesse contexto, o ideal é que o equipamento cubra todo o nariz e a boca.

Assim como o nariz e a boca, o queixo também deve estar coberto. Caso não faça isso, pode correr o risco de ser contaminado, pois ele está próximo da boca e do nariz, dando acesso ao agente infeccioso. Portanto, deve cobrir boa parte da extensão do rosto para que fique bem protegido.


2. Evite tocar no equipamento

O vírus não pode ser visto, logo, ter cuidados ao tocar a máscara também é imprescindível. Isso porque o contato das mãos com o item pode infectá-lo — caso você tenha tocado em algum objeto contaminado. Dessa maneira, por mais que seja um contato externo, o vírus pode ser levado a boca através do contato posterior com os olhos, boca ou nariz, por exemplo.

Em certo momento eventualmente o tecido da máscara pode causar algum incômodo no nariz. Entretanto, deve-se evitar tocá-lo, ainda que por cima do equipamento. Isso porque, caso sua mão esteja contaminada pelo vírus, pode-se transmiti-lo através das vias áreas. Portanto, porte sempre que possível o álcool em gel para manter as mãos limpas.


3. Use-a no tempo correto

Como o próprio nome sugere, as máscaras descartáveis devem ser de fato descartadas após certo tempo de uso. De modo geral, o usuário deve trocá-la a cada 4 horas, ou sempre que a mesma ficar úmida ou se sujar. Ademais, o equipamento de proteção apresenta restrições de uso que devem ser respeitados rigorosamente para evitar contaminações.

Ademais, sempre que utilizar a máscara no dia, independentemente da quantidade, se deve atentar para o descarte correto. Neste caso, o item deve ser colocado dentro de um saquinho plástico, corretamente fechado e descartado em um lixo biológico, se possível.


4. Atenção no manuseio durante o uso

A máscara deve ser colocada e retirada pelos elásticos, ou seja, evite fazer isso tocando diretamente em sua parte externa, pois também pode correr risco de contaminação caso as suas mãos não estejam devidamente higienizadas.

Além disso, seja na rua ou no trabalho, evite ficar reajustando a máscara ao rosto. Como mencionado, a máscara deve estar adaptada ao seu rosto justamente para evitar que a boca, nariz e queixo fiquem descobertos. Sendo assim, caso seja necessário ajustá-lo, lembre-se de lavar bem as mãos antes de realizar o procedimento.


5. Não utilize a máscara de outra pessoa

O equipamento é de uso individual e não deve ser utilizado por outra pessoa. Caso esqueça em sua residência, volte para buscar ou passe em um estabelecimento mais próximo para comprar. Mesmo que seja descartável, você não sabe como a outra pessoa cuida do item e se ele está contaminado. 

Concluindo, a máscara descartável se tornou um acessório essencial no momento da pandemia e tende de continuar até que os casos diminuam e toda a população seja devidamente vacinada. Mesmo que haja diminuição de contágio, ainda não se sabe por quanto tempo será obrigatória, portanto, use máscara e mantenha suas mãos sempre higienizadas.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas possam se conscientizar melhor sobre a importância deste equipamento no combate à doença.