Utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
02/06/2021

Como e quando usar o face shield com segurança?

Os modelos de proteção contra o coronavírus crescem a cada dia, visto que, embora estejamos em um momento de isolamento social, muitas pessoas passaram a utilizar outro item além da máscara: o face shield.

Algumas pessoas usam o equipamento sem máscara por se sentirem incomodadas e como se trata de um protetor facial, infelizmente usá-lo sem qualquer outro modelo de proteção, não impede que a contaminação pelo vírus ocorra.

Por isso, existe o momento certo para aderir a esse equipamento de proteção. Nesse artigo, você vai conferir como e quando aproveitar o protetor facial contra o coronavírus — e de forma segura  Acompanhe!


Como é produzido o face shield?

O face shield é fabricado em plástico ou acrílico, sendo de uso individual. O equipamento protege contra respingos de gotículas de outras pessoas e é muito útil, sobretudo quando se tem contato muito próximo com pacientes contaminados, como é o caso de profissionais da linha de frente no combate ao coronavírus.

Apesar de ser um equipamento útil para a área da saúde, pois os profissionais precisam de maior proteção, outras pessoas acabam preferindo o acessório por desejar estar mais protegidos da contaminação, principalmente trabalhadores em contato direto com grande fluxo diário de pessoas.

Contudo, é importante entender que o face shield é um item que protege apenas o rosto e olhos, já que não possui filtro de ar, portanto, ele não impede que as vias respiratórias sejam comprometidas, já que estas estão mais propensas à contaminação.


Afinal, como e quando usar o face shield com segurança?

O face shield deve ser usado por profissionais cujo trabalho exige contato maior com pessoas, como no caso de vendedores, profissionais da saúde, cabeleireiros, copeiros, técnicos industriais, recepcionistas, dentre outras profissões.

É necessário manter distância de pelo menos um metro e meio das demais pessoas, mas isso nem sempre é possível em alguns postos de trabalho. Nesse sentido, além de usar o protetor facial, é preciso também utilizar a máscara — seja ela descartável ou de pano — para proteger as vias respiratórias.

No mais, mesmo utilizando esses equipamentos de proteção, é fundamental lavar sempre as mãos com água e sabão, além de aplicar álcool em gel para desinfetar as mãos quando tocar em algum objeto, por exemplo.


Cuidados com o face shield e máscaras

Além de higienizar as mãos, o face shield também deve ser limpo, pois o usuário pode ser que tenha passado o dia todo com o equipamento e, quando chega em casa, deve higienizá-lo para usar no próximo dia.

O processo é o mesmo, ele deve ser lavado com água e sabão e ainda desinfetado com álcool 70%. Não esqueça de, quando levar as mãos ao rosto para ajustar o acessório, por exemplo, passar álcool para evitar eventuais contaminações.

Já as máscaras descartáveis devem ser colocadas dentro de um saco plástico antes de serem descartadas no lixo e o usuário precisa trocar a cada quatro horas para continuar se protegendo adequadamente.

No caso das máscaras de pano, estas devem ser trocadas a cada três horas, sendo também colocadas dentro de um saco plástico lacrado para o descarte correto. Em seguida, lembre-se de lavar as mãos com água e sabão. Recomenda-se trocar o acessório após 30 lavagens ou quando o elástico estiver frouxo.


Por que devo usar o face shield junto da máscara de proteção?

Como mencionado, o face shield protege somente o rosto e olhos, mas não inibe que a pessoa seja contaminada pelo vírus por gotículas, já que suas laterais são abertas, expondo as vias respiratórias ao agente infeccioso.

Por isso, as máscaras — sejam as descartáveis ou de pano — são fundamentais para uso, justamente porque protegem o nariz e a boca. Além disso, um estudo americano publicado pela revista acadêmica Physics of Fluids, do Instituto Americano de Física, revela que tanto o face shield quanto a máscara de proteção com válvula não impedem a dispersão de gotículas.


Conclusão

Agora que entendeu como e quando usar o face shield com segurança, não esqueça de se manter protegido ao utilizar máscara e também o protetor facial se deseja uma proteção maior contra o coronavírus.

É fundamental manter o equipamento sempre limpo para uso e higienizar as mãos com frequência para não se expor a nenhum contágio quando se tem contato com algum objeto possivelmente contaminado. Ademais, mantenha distância de pelo menos um metro e meio da outra pessoa sempre que possível.

Caso seja um profissional exposto a um grande número de pessoas, esse equipamento é ideal para manter a sua proteção, mas lembre-se que usá-lo sozinho não o beneficiará com segurança.

Gostou deste post? Então, entre em contato conosco e confira nosso catálogo de produtos para se manter protegido contra essa nova ameaça.